Aprenda restaurar livros
On 28 de agosto de 2016 | 0 Comentários

hadassahsorvillo_livros_10

Material de Limpeza:

– Pincel chato

– Algodão

– Pano limpo

– Acetona

– Lixa de madeira 220

– Borracha

1-) Livros precisam respirar

Os livros possuem poros, assim como a nossa pele. E quando eles ficam muito tempo na estante costumam “sugar” o pó e outras sujeiras. Isso pode deixar o seu livro com manchas e amarelados. Além da humidade, que resulta naquele mofo preto. Uma prática muito boa é tirar os livros da estante de tempos em tempos e folheá-los, um a um. Deixe passar o ar pelas páginas, depois é só recolocar na estante.

hadassahsorvillo_livros_3

2-) Limpeza básica

Reserve um paninho só para limpar seus livros, é importante que ele esteja limpo. Tenha também um pincel chato reservado para a limpeza. O pano é bom para limpar a capa e as folhas, já o pincel tira aquelas sujeiras que o pano não consegue alcançar. E a borracha é para limpar aqueles rabiscos ou manchas que ficam no miolo do livro.

hadassahsorvillo_livros_4

hadassahsorvillo_livros_5

3-) Tirando o amarelado das folhas

Uma boa dica para amenizar aquelas sujeiras que deixam as folhas amarelas é lixar a parte externa do livro. Use uma lixa de madeira número 220. Essa técnica não vai solucionar o problema por completo, apenas amenizar. Então cuidar do livro ainda é a melhor alternativa.

Quando for passar a lixa tome muito cuidado com a capa, para não lixá-la junto! Outra coisa, mantenha todas as folhas bem juntinhas e firmes forçando-as uma contra a outra com as mãos. Ah, não lixe demais, se não vai acabar com as folhas! hahaha

hadassahsorvillo_livros_6

4-) Deixando os livros com cheirinho de novos

Você sabia que a acetona além de tirar a sujeira deixa os livros com aquele cheirinho de novo? Não sei se todas são assim, mas a marca que usei deixou. A marca é Zumbi, se é uma das melhores para as unhas isso já não sei, mas para os livros… hummmm… aprovei.

Lembrando; acetona só pode ser usada para capas com aquela película de plástico, se for de papel ou pano, não rola. Para as últimas opções é melhor um paninho seco mesmo.

hadassahsorvillo_livros_7

5-) Lidando com a humidade

Vai por mim, encontrar um livro mofado é a pior coisa do mundo! Por isso evite guardar seus livros em ambientes propícios a humidade, deixe o ar circular no local. Em dias quentes abra as janelas e aproveite para limpar as prateleiras dos livros. Caso o seu livro molhe entrar em pânico não resolve. Pegue algumas folhas de jornal e envolva cada uma das folhas e deixe que as folhas de jornal suguem a água. Troque quantas vezes for necessário. E claro, deixe secar em um local seco e arejado. Outra boa técnica para tirar a humidade é passar maizena nas folhas (só que o livro não pode estar molhado), deixe assim por uns dois dias e então limpe com um pano.

Quando um livro estiver mofado retire da estante imediatamente, o contato com os outros livros pode resultar na proliferação do mofo.

hadassahsorvillo_livros_8

hadassahsorvillo_livros_9

6-) Cuidados com a estante

Minha estante é de madeira, mas sei que não é a melhor opção. A madeira chama traça e pode manchar os livros dependendo do produto que você usar para manter a madeira limpa. Mas com alguns cuidados é possível evitar acidentes. Por exemplo, use apenas pano para limpar a madeira, nada de óleo de peroba! Toda semana passe um espanador, e tente fazer uma limpeza mais detalhada no mínimo uma vez por mês. Nada complicado, é só ficar de olho mesmo e manter o local sempre limpo.

 

Fonte: http://vuou.com.br/dicas-para-limpar-e-restaurar-livros/

Deixe uma resposta